A expectativa dos bancos é que suas iniciativas atuais impactem todas as partes da organização ao ajudá-las a se tornarem customer-centric. No entanto, os líderes bancários frequentemente aplicam esforços no desenvolvimento de tecnologias e softwares, excluindo o restante do negócio. O problema é que, à medida em que a TI se move mais rapidamente, gargalos vindos de outras áreas ficam expostos, perdendo os insights sobre as aplicações nos negócios e no mercado e atrasando o feedback. Como resultado, as dependências impedem que sua empresa avance mais rapidamente devido às funções de negócios não envolvidas no processo desde o início.
Em um artigo que examina porque as transformações digitais em bancos falham, um dos motivos destacados é a complexidade subestimada.
“Erros comuns incluem não envolver totalmente as partes interessadas no desenvolvimento da estratégia e do plano, calcular mal o ponto em que os processos existentes precisam de mudança e não implementar a magnitude suficiente das mudanças necessárias para colher os benefícios da transformação. Estes desafios são especialmente relevantes para os bancos, dado que o lado comercial é frequentemente afastado dos desenvolvimentos tecnológicos, os processos empresariais são considerados fixos e o panorama da arquitetura de TI é particularmente complexo.”
Múltiplas perturbações estão forçando bancos a reavaliarem as bases da indústria e seus modelos de negócio. Entre elas estão taxas de juros mais altas, oferta monetária reduzida, regulamentações mais assertivas e clientes mais capacitados. À medida em que o crescimento orgânico abranda, os bancos devem buscar a reinvenção para criar novas fontes de valor num contexto de mudanças na dinâmica do mercado.

O Flow é um conceito importante no Scaled Agile Framework® (SAFe®) porque permite que os bancos entreguem valor aos clientes com mais rapidez, frequência e custo menor. O fluxo representa o movimento suave do trabalho através de todo o fluxo de valor – da ideia ao valor – sem atrasos desnecessários.
Alcançar agilidade nos negócios requer fluxo. Os banqueiros Lean-Agile podem detectar e responder às necessidades dos clientes, às mudanças do mercado e às oportunidades mais rapidamente do que os concorrentes. Isso ocorre porque une pessoas e equipes no fluxo de valor em torno do trabalho em direção ao mesmo objetivo de servir o cliente.
O Flow permite que os bancos otimizem seus fluxos de valor e eliminem atividades desnecessárias. As equipes alcançam o fluxo minimizando transferências, atrasos e retrabalho para entregar valor com eficiência. Existem dois tipos de fluxos de valor no SAFe – fluxos de valor operacionais (OVS) e fluxos de valor de desenvolvimento (DVS). Os OVSs atendem o cliente diretamente. Os DVSs desenvolvem os produtos e serviços.
Todos os produtos que os bancos vendem hoje possuem um OVS. Um OVS é a série de etapas usadas para entregar um produto específico aos clientes. Abrir contas, aceitar depósitos, subscrever hipotecas e empréstimos são exemplos.
Práticas Lean-Agile permitem melhor o fluxo dentro dos fluxos de valor, ajudando os bancos a:
- Especificar com precisão o valor por produto
- Identificar o fluxo de valor de cada produto
- Fazer o valor fluir sem interrupção
- Deixar o cliente extrair valor do produtor
- Buscar a perfeição
Em uma sessão do SAFe Summit de 2023 sobre Agilidade Empresarial Aplicada às Funções Corporativas, o público respondeu a uma enquete que questionava: “Quais funções corporativas são críticas para o sucesso de sua transformação Agile?”
Abaixo está a nuvem de palavras baseadas em 196 respostas da audiência:

Como exemplo, considere como Handelsbanken está tendo sucesso ao expandir SAFe aos times de negócios. O banco está experienciando grande transparência. Membros da equipe de negócios e grupos de TI estão mais engajados, comprometidos, bem informados e envolvidos na priorização.
Benny Johansson, Líder de Pagamentos e Contas explica: “À medida em que nos esforçamos para criar as melhores ofertas para os nossos clientes, soluções de TI orientadas para os negócios são cruciais. SAFe contribuiu para uma cooperação mais profunda entre partes do banco. Isso realmente nos ajuda a entender e resolver complexidades.”
4 outcomes que ajudam bancos a se transformarem:
- Coloque clientes no centro: Equipes multidisciplinares que praticam SAFe buscam o envolvimento contínuo do cliente durante todo o ciclo de vida do produto. Isso lhes permite identificar tendências emergentes, antecipar necessidades futuras e abordar proativamente as preocupações dos clientes.
-
Alcance uma visão holística do valor: A criação de valor fragmentado resulta em processos desarticulados que inibem o fluxo e resultados insatisfatórios. Equipes com todo o conhecimento necessário para criar e desenvolver produtos ao longo de seu ciclo de vida coordenam entregas consistentes de valor aos clientes.
-
Reduza o tempo de lançamento: A colaboração multidisciplinar elimina silos e capacita equipes a tomarem decisões de forma autônoma com base na experiência coletiva. Isso encurta os ciclos de feedback, acelera o aprendizado e permite que as equipes agreguem valor com mais rapidez.
-
Crie inovação contínua: A inovação prospera quando está em meio a perspectivas diversas e quando ideias podem fluir livremente entre as fronteiras disciplinares. Equipes capacitadas para experimentar adotam perspectivas de diferentes disciplinas para desenvolver produtos mais inovadores que atendam às crescentes necessidades dos clientes.
A criação de valor requer mais do que um único departamento ou disciplina. A colaboração multidisciplinar reconhece a propriedade do trabalho feito pelas equipes ágeis, ajudando-as a atingir resultados impactantes que não seriam possíveis isoladamente.
Banqueiros Lean-Agile Aceleram Rumo ao Futuro con Fluxo Ininterrupto
À medida que os bancos enfrentam novos desafios ou oportunidades com as Fintechs, a integração financeira em novos ecossistemas e a necessidade de desenvolver relações digitais sem perder a personalização, o foco no fluxo fornece um caminho a seguir. A velocidade de entrada no mercado é fundamental para a vantagem competitiva, mas a qualidade também é. SAFe traz ambos para você.