SAFe® para Serviços Bancários

 

Bancos Precisam de Alinhamento Interno para Vencer no Futuro Digital

Featured Image

O setor bancário é feito de tradições de longa data. À medida em que o setor assiste a mudanças e inovações digitais incessantes – muitas vezes trazidas por empresas mais novas, fintechs ágeis – os bancos tradicionais precisam inovar se desejam permanecer relevantes. A questão é: qual é a melhor abordagem para ambientes já consolidados criarem e lançarem produtos no mercado com mais rapidez e agregando mais valor aos seus clientes?

Transformações nas formas de trabalho Lean-Agile se mostram promissoras. Sim, são difíceis. Mas os bancos que adotam o Scaled Agile Framework® (SAFe®) comprovam que as instituições podem se transformar, adotar novas formas de trabalhar, entregar resultados de forma mais rápida e eficiente e encontrar novas fontes de crescimento.

  • Nordea Bank criou um banco, dentro de um banco, para realinhar negócios e TI. Ao reunir as disciplinas cruzadas, eles criaram uma unidade capaz de entregas mais rápidas. A implementação de uma abordagem de trabalho coesa, em alinhamento com os princípios SAFe, permitiu ao banco estender as práticas Agile a toda a organização, envolvendo mais de 100 Agile Teams e Agile Release Trains, envolvendo papéis multidisciplinares diversos.

  • Standard Bank reduziu significativamente o tempo de lançamento de novos produtos, passando de 700 para 30 dias, alcançou previsibilidade de 68% melhorando a jornada do cliente ao fornecer de forma rápida as soluções que os clientes desejavam. Resultados de 50% de aumento na produtividade e 77% de redução nos custos, significam oferecer aos clientes maior valor, mantendo eficiência e acessibilidade.


  • CapitalOne usa práticas Lean-Agile para coordenar várias equipes que trabalham simultaneamente no mesmo produto para acelerar a entrada no mercado. O banco mudou a estrutura dos times para o modelo full-feature no qual as equipes são capazes de entregar um software funcional de forma independente em uma única sprint de duas semanas. 

A adoção de práticas Lean-Agile em toda a empresa é uma decisão estratégica que os bancos tomam para permanecerem competitivos e responsivos aos clientes. A adoção em toda a empresa é uma decisão importante. Existe um equívoco comum sobre as estruturas Lean-Agile se aplicarem apenas ao desenvolvimento de softwares. Mas a realidade é que a maioria dos valores e princípios fundamentais não são técnicos. Eles são adequados para todas as áreas de negócios adicionais, como operações comerciais, RH, finanças, conformidade, gerenciamento de riscos e marketing.

Os bancos que adotam práticas Lean-Agile apoiando a transformação descobrem que já possuem a estrutura e as ferramentas para conquistarem espaço no alinhamento de objetivos estratégicos, talentos e cultura. Pesquisas concluem que o alto alinhamento destes fatores permite que as organizações aumentem as receitas 58% mais rapidamente e se tornem 72% mais lucrativas do que as empresas com menor alinhamento.


Como SAFe Auxilia Bancos no Alinhamento de Objetivos, Talentos e Cultura

Fazendo com que todos se concentrem no que é mais importante

As práticas Lean-Agile fornecem uma abordagem estruturada para o alinhamento de objetivos por vincularem a estratégia em evolução à execução. Isso te ajuda a decidir o que priorizar – e por quê. Garantindo que os produtos criados atendam às necessidades crescentes dos clientes e da própria organização, ao mesmo tempo em que acompanham as mudanças do mercado.

Ao colocar os consumidores no centro de tudo que o banco faz, se cria uma visão significativa da estratégia e dos clientes a quem servir. Conectar seus objetivos estratégicos ao trabalho diário ajuda as pessoas a compreenderem o valor e o impacto do seu trabalho. Estender SAFe para além da TI e avaliar as interdependências por toda a organização, ajuda a estabelecer a colaboração multidisciplinar necessária para remover barreiras e criar agilidade nos negócios.

Como Deepak Sevak, Vice-Presidente, PMO de Pagamentos da Discover Financial Services, explica: “…nós não tínhamos um bom processo de priorização de negócios, bem como um modelo de entrega técnica que fosse ágil o suficiente para nos adaptarmos à dinâmica em mudança do mundo digital. … A ideia é que conseguimos nos adaptar de uma nova maneira e estamos realmente impulsionando o próximo passo em termos de agilidade nos negócios.”




Capacite Talentos para Retê-los

SAFe fornece guias sobre como dividir o trabalho em partes menores, mais gerenciáveis, ​​e como priorizar o trabalho com base no valor do negócio. Isso ajuda a garantir que as equipes trabalhem primeiro nas demandas mais importantes e que todos estejam alinhados em torno dos mesmos objetivos.

Também ajuda a ter uma linguagem e frameworks comuns para trabalhar de formas diferentes. SAFe ajuda as organizações a alcançarem maior transparência, colaboração e responsabilidade, que são fatores essenciais para a execução bem-sucedida dos objetivos estratégicos. Na verdade, SAFe baseia-se em princípios e valores Agile, fornecendo orientações específicas para expansão em ambientes grandes, complexos e de alta conformidade, incluindo bancos.

Bancos que adotam as práticas Lean-Agile podem alcançar agilidade nos negócios. A verdadeira agilidade empresarial significa que a sua empresa pode competir e prosperar no futuro digital porque está equipada para responder rapidamente às mudanças do mercado e às oportunidades emergentes com soluções inovadoras. A agilidade nos negócios é possível quando seu pessoal está capacitado e é responsável por entregar valor aos clientes de forma consistente.

Monn Quial, Vice-Presidente, Owner Técnico de Engenharia de Negócios e Produtos do Credit Suisse compartilha sua perspectiva dizendo: “Trabalhar dentro de uma organização que utiliza SAFe oferece vários benefícios… Enfatiza o alinhamento, conectando objetivos estratégicos com o trabalho diário e proporcionando um senso de propósito.”

Com um framework que ajuda colaboradores a alcançarem autonomia, domínio e propósito, o seu banco irá desbloquear a motivação intrínseca que resulta em desempenho superior. Eles irão eliminar o trabalho desnecessário, identificar e eliminar atrasos e melhorar continuamente sabendo que estão trabalhando nas demandas certas.



Mudanças Culturais são Difíceis: Adotar Práticas Lean-Agile ás Facilitam

A mudança é fácil quando você consegue atrair as pessoas para ela, em vez de forçá-las. As pessoas resistem a mudanças com afirmações como “é assim que sempre fizemos”. E manterão os comportamentos existentes, a menos que haja uma excelente motivação para fazer uma mudança. Algo que torna o status quo inaceitável.

A criação de uma cultura de melhoria contínua que impulsione a agilidade dos negócios ajuda a incentivar que os bancos identifiquem e abordem as oportunidades de melhoria. Alcançar o ponto de inflexão requer uma plataforma ardente que torne a mudança urgente ou uma liderança visionária. Às vezes ambos.

Os desafios para alcançar a mudança cultural incluem a falta de adesão da liderança e relutância ou a incapacidade de liderar a mudança. Outro é a falha na comunicação devido à falta de uma linguagem e estrutura comuns para o trabalho, o que ajudaria a quebrar silos e promover a colaboração multifuncional. Esses desafios geralmente estão enraizados na cultura existente. SAFe fornece orientações que você pode customizar para atender à sua situação. Essa orientação te ajuda a criar uma cultura mais transparente e adaptável no seu banco. Você também contará com informações sobre o papel de uma liderança forte e aberta e sua necessidade para uma iniciativa bem-sucedida.

Alex Rohrs, Enterprise Agile Coach with Agile Big Picture, compartilhou uma experiência recente: “O Presidente da organização em que eu estava trabalhando na época era cético sobre SAFe, e Agile em geral, mas após presenciar reuniões de PI Planning, ela me puxou de lado e disse ‘essa foi a melhor reunião em que eu já estive em toda a minha carreira e agora eu tenho um entendimento muito mais amplo das complexidades do trabalho que vocês fazem e porque eu recebia tanta resistência quando pedia por datas de lançamento aceleradas.’"

 

Alinhamento Interno Precisa de uma Fundação

Os 4 valores fundamentais de SAFe orientam as organizações durante e após suas transformações, à medida que adotam práticas Lean-Agile e defendem um modo de trabalho para enfrentarem o futuro de frente. O alinhamento mantém seu banco avançando em uma direção. Os líderes que comunicam uma estratégia e visão claras substituem comandos herdados e autoridades de controle.

Você descobrirá que os objetivos compartilhados e a compreensão de como trabalhar em conjunto ajudam o seu banco a permanecer no caminho certo. O alinhamento em torno da entrega de valor aos clientes fomenta melhores decisões. A transparência gera confiança. O respeito pelas pessoas enfatiza a importância de tratá-las com dignidade num ambiente seguro e de confiança. E a melhoria incessante enfatiza a importância da evolução contínua de processos, produtos e pessoas.

Em essência, SAFe fornece orientação sobre os componentes críticos necessários para o alinhamento interno, que é o coração de uma execução estratégica bem-sucedida. E prepara o seu banco para vencer no futuro digital.