SAFe® for Banking

 

Como Práticas Lean-Agile Apoiam Executivos de Bancos a Promover Transformações

Featured Image

Bancos tradicionais se encontram com um pé nos antigos costumes e um pé na modernidade digital imperativa. Consumidores exigem por novos produtos a um ritmo mais acelerado - e querem acessos por meio de canais digitais. Eles esperam que seus bancos os conheçam e os entendam, oferecendo exatamente o que precisam e quando precisam. Isso significa mudança. E não qualquer mudancinha, uma mudança transformadora.

No entanto, os executivos dos bancos podem ficar impressionados ao analisar o que é necessário para enfrentar, no nível organizacional, as mudanças entre times e funções. Um framework oferece um guia com ênfase em empoderar pessoas, adaptar processos e instalar colaboração entre disciplinas para orientar o caminho adiante. O que temos como verdade absoluta é que a transformação beira o impossível quando as lideranças não estão convencidas e engajadas. Seus times receberão de você o sinal de como aceitar mudar a maneira como sempre fizeram as coisas.

Os Líderes Assumem a Mudança


Os processos operacionais de longa data carecem da “adequação à finalidade” necessária para apoiarem as iniciativas digitais. A demanda por soluções em tempo real exige uma mudança nos modelos operacionais. Tornar-se ágil e responsivo é o que as práticas Lean-Agile entregam, permitindo que líderes e equipes trabalhem de maneira diferente juntos para somar vantagens competitivas.

Adotar práticas Lean-Agile não é sobre adicionar processos e camas de complexidade —como pode parecer para quem está de fora. Não é um movimento popular que não requer suporte dos executivos. Trata-se de liderar a redefinição do trabalho para entregar valor aos clientes de forma mais rápida e eficiente. Em meio à complexidade das metodologias Agile, o Scaled Agile Framework® (SAFe®) fornece uma abordagem estruturada alinhada aos objetivos de negócios. E a liderança Lean-Agile está ao centro.

Então, o que os executivos do banco ganham com as metodologias Lean-Agile?
Aqui estão três mudanças valiosas que as práticas Lean-Agile trazem para a liderança a fim de promover uma mudança da tomada de decisão centralizada para a tomada de decisão descentralizada que capacita equipes autônomas:

  • Abraçar a Mudança Proativamente – Desenvolvendo de uma mentalidade Lean-Agile que coloca foco em impulsionar a mudança de forma proativa para ajudar seus times a enfrentar as incertezas sem medo, porque você os ajuda a terem uma visão geral e o valor que seus trabalhos trazem para o futuro do banco. Essa nova perspectiva aumenta a moral e o envolvimento dos colaboradores em impulsionar sua transformação.
  • Modelar a Cultura que Você Deseja Ver – Abrindo mão de comando e controle para inspirar aprendizagem contínua, adaptação e engajamento para que seus times construam confiança e acabem com a resistência. Demonstrating an openness to Lean-Agile practices and leading by example sets the stage for the cultural shifts that must accompany the acceptance of new business models.
  • Champion Innovation – Sua resposta proativa a mudança —que minimiza riscos adotando a divisão em metas iterativas—cria espaços seguros para que os times testem e aprendam a medida em que novas informações se tornam disponíveis. Essa abordagem também põe fim aos silos, promovendo colaboração entre disciplinas para assegurar que todos foquem nos objetivos estratégicos do banco.

O valor para os líderes vem da promoção de uma cultura de confiança, colaboração e melhoria contínua, permitindo que seu banco atenda às demandas dos clientes – e faça isso de forma mais rápida e lucrativa. Você também verá suas equipes mais engajadas, produtivas e felizes à medida em que a colaboração entre disciplinas ganha impulso e previsibilidade para entrega contínua de valor e inovação.

Mirando em Outcomes em vez de Outputs



Ao assumir o imperativo da mudança, você também será apoiado pelas sete competências essenciais de SAFe, incluindo a Liderança Lean-Agile discutida acima. Cada uma delas desempenha um papel na mudança dos modelos de negócios para alinhar os objetivos estratégicos aos resultados, e não aos produtos.
Output é um recurso ou produto. Outcome é o resultado ou valor obtido pelos clientes ou pessoas que o utilizam. Output é o “como”, enquanto outcome é o “o quê”.

Por exemplo:

  • Entrega Agile de Produto garante o desenvolvimento de um fluxo contínuo de produtos bancários que atendem com precisão às necessidades dos clientes – desde depósitos a empréstimos e investimentos. O outcome é a adoção do produto e a receita adicional em decorrência do valor entregue, e não pelo fato de ter desenvolvido o produto.
  • Enterprise Solution Delivery ajuda bancos a assumirem processos sofisticados e rigorosos para construir, suportar e entender o propósito e missão de manter sistemas “vivos” que definirão a integração do sistema financeiro e o open banking no futuro. O outcome é o engajamento, a expansão de mercado e a receita gerada pelo sistema, não o sistema em si.
  • Agilidade Organizacional permite a flexibilização e adaptação imediata à medida em que mudanças do mercado são percebidas – algo que uma estrutura de gerenciamento hierárquica não pode fazer facilmente. O outcome é a habilidade. O output é a melhoria do processo que possibilitou essa capacidade.
  • Cultura de Aprendizado Contínuo encoraja indivíduos —e o banco—a incrementarem conhecimento, competências, performance e inovação continuamente, para que você seja capaz de acompanhar ou superar os disruptores do mercado. You’ll also meet the constantly changing expectations of workers, customers, and stakeholders. O outcome é a habilidade de manter o ritmo. Os outputs são os aprendizados contínuos que tornam isso possível.
Cada competência, quando aplicada de forma eficaz, muda o foco da mera geração de resultados para a conquista de resultados que impactam positivamente os objetivos globais, como o aumento da satisfação do cliente, o crescimento da quota de mercado e a rentabilidade sustentável.

Executivos de Bancos Desempenham Papel Fundamental na Promoção de Mudanças Transformadoras


Resistir a mudança é inútil. Ela simplesmente continua chegando. Encontrar o melhor caminho para abraçar essa transformação aumentando a sua contribuição no crescimento do banco e agregando vantagem competitiva para a organização é um movimento inteligente. Não deixe que todos os jargões e burburinhos do Lean-Agile te assustem. Um framework é um guia, não uma receita. SAFe é uma estrutura construída para trazer uma abordagem sistemática e escalonável que você pode adaptar ao DNA do seu banco.

Isso não é sobre adotar uma nova metodologia. Trata-se de alterar fundamentalmente a forma como o seu banco pensa e trabalha. Sem o compromisso da liderança, os esforços de transformação irão estagnar. Ao reconhecer a necessidade imperativa de mudança e adotar uma abordagem direcionada para alcançar resultados estratégicos, você ajudará seu banco a se transformar para obter uma verdadeira agilidade de negócios que o preparará para a excelência, independentemente da forma como a economia digital terá no futuro.


Dica Tática: 
Resultados Acima de Tarefas

Side Content 1 Alt Text

Neste breve podcast, você ouvirá por que o foco nos resultados, em vez das tarefas, ajuda as equipes a se concentrarem em alcançar os mesmos objetivos, e não apenas em fazerem o trabalho.

Saber Mais

 
3 Componentes Chave de Transformações Ágeis Saudáveis
Side Content 1 Alt Text

Descubra como líderes, estratégias conectadas diretamente ao trabalho e a ativação de pessoas te ajudam a conquistar a mudança por escolher trabalhar diferente.